Rodriana Costa nasceu em 1983 na cidade de Pires do Rio, estado de Goiás. Desde a adolescência encontrou na escrita seu refúgio, escrevendo diários e em momentos mais introspectivos, elaborava cartas em forma de oração.
Como em um romance de época, quando completava 16 anos, ela encontrou seu amor, Evaldo Costa, e dentro de um ano se casaram. No ano seguinte, nasceu o primogênito, Evaldo Júnior, trazendo muitas alegrias em meios a desafios inerentes à inexperiência de jovens pais. Em 2003, nasceu o segundo filho, Felipe, completando a felicidade da jovem família.
Iniciou a vida acadêmica concomitante a educação escolar de seus filhos. Ingressou no curso de Letras, na Universidade Federal de Goiás. Formou-se professora de literatura e língua portuguesa. Apaixonada pela literatura, se desencantou com a teoria crítica literária e investiu tempo e dedicação à pesquisa na área do ensino e cultura, a partir da área da Linguística, na Universidade de Pescara “Gabriele d’Annunzio” (Ud’A), na Itália. Voltou-se para literatura como um lugar possível de deleite e criatividade.
Seguiu a carreira acadêmica e das Letras, com Mestrado em Linguística e Letras, na Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Língua Portuguesa e Ensino, na Universidade de Brasília, UnB.
Em 2009, publicou seu primeiro artigo acadêmico produto de uma pesquisa científica, e depois vieram outros mais, na longa carreira acadêmica, dentre muitos congressos, colóquios, palestras e comunicações.
Em 2022, publicou o “Aromas e Memórias: Contos” um livro que remete as lembranças de personagens femininas, obra que marca sua atuação como escritora para além do âmbito acadêmico e científico. Rodriana Costa escreveu diários, cartas, artigos, resenhas acadêmicas, tese, dissertação, contos e romances. Agora ousa, libertar seus escritos de gaveta.
“O mundo das Letras sempre habitou em mim, mesmo quando estava sem a completa consciência de sua presença.”
Rodriana Costa é escritora, com várias publicações tanto no âmbito literário quanto científico. Escreve contos e crônicas publicados em sites, coletâneas e livros. Destaca-se “Minha amiga Esmeralda”, conto que compôs a “Antologia Mulheres em seus Destinos”, publicada em Cabo Verde, recentemente. Publicou o livro “Aromas e Memórias: contos”, pela editora Kelps, derradeiramente. Quanto à sua formação, é doutora em Linguística Aplicada Crítica, pela Universidade de Brasília (UnB), no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira. Foi bolsista de doutorado, na UNIVERSITÀ DEGLI STUDI G. D’ ANNUNZIO-PESCARA, Itália, via CAPES. É Mestre em Linguística e Língua Portuguesa e graduada em Letras (habilitação em Português), pela Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia – Goiânia. Atualmente, é docente no ensino superior, coordena e atua em projetos literários.